quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Momento Cinema: Tropa de Elite



Bem hoje venho falar de um filme que fez um sucesso brutal aqui no Brasil em 2007. Chama-se Tropa de Elite e é baseado no livro "A Elite da Tropa" escrito por um ex-capitão do BOPE do Rio de Janeiro, e claro, todo baseado em factos verídicos.
Tornou-se num sucesso não só pela qualidade do filme, como por ter dado muito que falar, uma vez que 3 meses antes do lançamento oficial do filme, já existiam milhares de cópias piratas a passear pelas ruas do brasil e disponíveis na internet.

Ele lembra um bocado o Cidade de Deus, mas agora mais do ponto de vista da polícia. É retratada a rotina de um capitão do BOPE (Batalhão de Operações Especiais da policia militar) de uma das cidades mais perigosas do mundo:o Rio de Janeiro.

O filme transporta-nos para dentro de um mundo de corrupção, drogas, todo o ambiente da favela, numa visão bem nua e crua da triste realidade do Rio de Janeiro, uma das mais bonitas cidades do Brasil e do nosso planeta..
Neste filme dá para ver como a polícia, além de mal paga, muitas vezes corrupta, sofre todo um conjunto de pressões sociais, políticas que transformam a vida de um elemento desta tropa de elite um inferno.

Grande realização de José Padilha, com o excelente Wagner Moura no papel de Capitão Nascimento, este foi sem dúvida o filme de 2007 neste país e na minha opinião deveria ter sido nomeado para um óscar, no entanto a crítica não viu com muito bons olhos este filme, tanto que o rotularam de quase fascista. Recentemente ganhou o prémio Urso de Ouro, contra todas as expectativas e vale realmente VALE A PENA VER !!!!!!!

PS: SIM NÓS HOMENS ADORAMOS CINEMA DE ACÇÃO E TIROS! Faz parte da nossa natureza animal gostar deste tema hehheeh

Sem comentários: